HORTO - POEMAS ORIGINAIS
" O Horto refloresce em plena primavera de 2024, quando se celebra simbolicamente os 120 anos de morte de Auta de Souza, a maior poetisa norte-rio-grandense desde o seculo XIX. Negra, mulher, literariamente autodidata, Auta ocupa uma posição singular no panorama poético das letras nacionais, consolidando um estilo livre, riquíssimo em sentimentos e profundamente identificado com a alma do povo mais simples.
Diferente de todas as edições do Horto lançadas a partir de 1910, este livro é um marco divisor de águas que irá permitir uma nova leitura sobre a obra poética autaniana que, após a morte da poetisa em 1901, sofreu séries modificações estéticas e de conteúdo, resultando em grande desnaturação de sua originalidade.
Este substancioso e inédito trabalho desenvolvido pelos pesquisadores Carlos Castim e Fábio Fideles, restaura, pois, não somente a originalidade de toda obra em sua mais legitima autencidade, como também, resgata de forma valiosa e histórica, todo o pertencimento poético de Auta de Souza e o respeito à sua memória." ( IAS- Instituto Auta de Souza)